CASA MORADA DO SOL 0314
Teresina - PI | 2014
Localizada em uma área de crescente valorização imobiliária, zona leste da cidade de Teresina – Piauí, a casa Morada do Sol foi pensada para um lote de aproximadamente 780 m² com a particularidade de se preservar uma grande área livre para lazer, uma exigência do cliente. A casa de médio porte foi projetada com o objetivo de reunir a família e os amigos e que possibilitasse uma manutenção prática.
O partido adotado consistiu em posicionar a construção de forma a proteger do sol poente a área de lazer e favorecer a generosa varanda lateral que integra a área de apoio com churrasqueira e piscina, bem como as áreas sociais com o jardim. Através da inserção da viga que vence todo vão livre da varanda, abolindo o uso de pilares centrais que possibilitaram uma continuidade do espaço sem obstáculos visuais.
No projeto desenvolvido pelo escritório, a casa de dois pavimentos, possui esquadrias sem grandes aberturas, afim de favorecer a sensação de segurança e privacidade. A cozinha não se integra de forma direta com as áreas sociais - uma característica da cultura local – o que reforça a privacidade do ambiente. Possui ainda um quarto de hóspedes e um escritório que pode ser eventualmente reversível para mais um hóspede.
O setor íntimo foi posicionado no pavimento superior, distribuído em três suítes. Inicialmente, o projeto não contava com o grande terraço a céu aberto, entretanto a região relativamente plana, se caracteriza por construções de gabarito térreo conferindo uma boa profundidade visual do horizonte. Esse terraço foi posicionado da mesma forma que varanda do pavimento térreo para ficar protegido da incidência solar, e a própria construção propiciar sombreamento, dessa forma, a família pode aproveitar melhor as noites quentes da capital piauiense.
As fachadas foram concebidas de forma a dar um ar contemporâneo a residência. Na fachada oeste o uso de esquadrias foi limitado aos ambientes da escada e cozinha. No mais, a fachada se torna inteiramente cega devido a forte incidência solar.
A escolha de cores e revestimentos foi feita de modo a proporcionar uma unidade ao todo da obra, fazendo com que o edifício conversasse com a área verde pensada. Dessa forma foi adotado um porcelanato cimentício de tom claro, que se destacará em meio as arvores do jardim. Os tons de branco e cinza foram escolhidos afim de não interferir na conversa entre revestimento e verde da natureza.
FICHA TÉCNICA
Área: 305 m²
Arquitetura: Onze34 Arquitetura – Djalma Lima e Phillipy Rodson
Estrutura: Carol Chaves
Construção: Marcílio Andrade
Caixilhos: Alumax
FORNECEDORES
Revestimentos (Portobello)